O que é a astrologia?

 

A astrologia é o estudo dos efeitos que as posições do Sol, Lua e planetas exercem nos seres humano, tanto no momento do seu nascimento como ao longo das suas vidas. Existe pelo menos há cinco mil anos e foi provavelmente a primeira ciência estudada pela humanidade. Para o seu desenvolvimento contribuíram grandemente babilónicos, gregos, chineses e árabes. Foi com frequência desaprovada pelos cristãos e quase desapareceu da Europa durante a idade média. No século XVII, após um gradual interesse pela astrologia, esta foi separada da astronomia. Hoje em dia, a astrologia surge geralmente sob a forma de previsões relativas aos signos do Zodíaco em jornais, revistas e na internet, apesar de haver também interesse pela elaboração de cartas astrais.

 

O que é a astrologia

Como funciona a astrologia

A astrologia baseia-se na probabilidade de ocorrência de acontecimentos. Cerca de 9000 anos de observação mostraram que, quando os planetas estão em determinadas posições, certas coisas têm maior probabilidade de acontecer. No entanto, nada é absoluto e nada garantirá que um determinado evento ocorra de uma forma específica, mas as probabilidades estão baseadas em observações de milhões de pessoas. O único teste à astrologia é o de experimentar por si próprio e ver de que forma ela é exata para si. A astrologia não pode adivinhar o futuro, mas pode iluminar os pilares fundamentais da personalidade, carácter e potencial de concretização dos projetos pessoais, para que possa fazer deles o que quiser. Os efeitos magnéticos e gravitacionais da Lua são bem conhecidos, então que efeito terá sobre nós a atração dos planetas, a influência eletromagnética das estrelas e a atividade solar? Sabemos que o Sol pode influenciar a receção áudio na Terra de forma bastante dramática e que, apesar da nossa sofisticação, somos criaturas muito sensíveis. Poderá haver uma base mais científica da astrologia que ainda não fomos capazes de descobrir.

Constelação

O significado dos planetas em astrologia

Ainda que, em sentido restrito, o Sol não seja um planeta mas uma estrela, é considerado como tal nos mapas astrológicos. Em termos do Zodíaco, tudo se move à volta da Terra, que fica no centro de cada mapa. À medida que a exploração no espaço progride e começamos a viajar para outros planetas, é possível que, no futuro, os astrólogos necessitem de criar novos mapas, com a Terra como um dos outros planetas e talvez Marte ou Vénus no centro.

O Sol Este é o mais importante dos planetas. Rege o carácter e determina o poder; a vitalidade, a vida e o crescimento.
A Lua Para aprofundamento do seu lado emocional, a Lua é o lugar para onde deve olhar. É misteriosa e escura, profunda e secreta. É o planeta da imaginação.
Mercúrio o planeta da comunicação é Mercúrio, o mensageiro. Rege a forma como se expressa e comunica com os outros. É igualmente o planeta que rege a área dos poderes mentais.
Soturno é o planeta dos aspectos práticos e das lições a aprender E o regente do signo solar Capricórnio.
Vénus O planeta do amor é Vénus. É também o planeta da beleza e do gosto pelas coisas belas. E refinado e harmonioso.
Marte Marte é o planeta da guerra, dos conflitos e dos desacordos. Simboliza a agressividade e a força, o poder e o movimento dinâmico. É igualmente o planeta do sexo.


Júpiter O planeta Júpiter é a sorte e a amabilidade. Rege o prazer e a recreação. Júpiter é o planeta da filosofia e da expansão.
Saturno É o planeta das lições. Ele diz-lhe o que precisa aprender para continuar a progredir. E o planeta do dever e da responsabilidade, da segurança e da disciplina.
Urano Este planeta representa aquilo que precisa eliminar na sua vida e aquilo que necessita evitar repetir E o planeta da mudança e dos acontecimentos súbitos e inesperados.
Neptuno É o planeta da religião e da espiritualidade. É aqui que poderá procurar a sua intuição e imaginação. Neptuno representa o reino do idealismo e da sensibilidade.
Plutão o planeta da 12.a Casa: Plutão — o inconsciente. Rege o modo como pensa e sente a morte e as coisas sombrias e secretas que mais teme.

O significado das casas em astrologia

O céu está dividido em doze sectores e cada um possui uma casa. As casas não são corpos celestes nem sistemas de estrelas, mas cobrem qualquer desenvolvimento humano. A casa onde um planeta se posiciona é importante, uma vez que dá uma pista da área que irá ser influenciada. O planeta mostra como algo se manifestará, o signo dá o conteúdo da sua manifestação e a casa indica o que irá afetar.


 

Primeira casa: Nascimento A primeira casa representa a sua personalidade-base, a saúde física, o modo como se revela aos outros e a sua aparência física.

Segunda casa: Valores A segunda casa representa aquilo que possui. Está ligada à riqueza, posses materiais e bens pessoais. Representa também os sentimentos.

Terceira casa: Mente A terceira casa refere-se aquilo que pensa acerca do mundo, como comunica as suas ideias e a forma como se expressa.

Quarta casa: Lar Esta casa está relacionada com o local onde vive: as suas raízes, os seus ancestrais, os seus pais e família.

Quinta casa: Criatividade E a casa dos prazeres, do tempo livre e da socialização.

Sexta casa: Trabalho É a casa do emprego, dos negócios, das oportunidades de carreira e das relações de trabalho.

Sétima casa: Coração A sétima casa está ligada aos relacionamentos e aos casos amorosos, sobretudo ao casamento e às relações de longa duração.

Oitava casa: Partilha Esta é a casa das atitudes, sexuais, económicas ou ideológicas. É onde revela a sua generosidade — ou a falta dela.

Nona casa: intelecto A nona casa representa a forma como aprende: a sua educação e escolaridade enquanto cresceu, mas também o estudo que realiza já na fase adulta e tardia da vida.

Décima casa: Carreira Esta é a casa das aspirações: sonhos e objectivos, anseios e propósitos.

Décima primeira casa: Amizade A I I .a casa está relacionada com a forma como recebe os seus amigos e conhecidos e com a forma como satisfaz os prazeres pessoais.

Décima segunda casa: Evasão A 12.a é a casa da reclusão e da solidão, da morte e do inconsciente. Representa aquilo que teme.

As casas em astrologia também estão associadas a algumas leituras com as cartas do Tarot.

 

A astrologia é uma ciência antiga que estuda a influência dos astros e dos planetas na vida e no comportamento das pessoas.