Os planetas e os signos do Zodíaco
Em termos astrológicos a palavra refere-se ao Sol, à Lua (obviamente que nenhum deles é um planeta), a Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e plutão. A cada um deles estão associadas determinadas características que afetam os signos do Zodíaco enquanto este transita na sua constelação, seja na altura do nascimento seja numa data futura para a qual está a ser feita um previsão (neste caso trata-se por vezes daquilo a que se chama "carta progredida"). Os signos dos Zodíaco também são associados na leitura do Tarot.
Como surgiu o Zodíaco
O mapa circular dos céus era denominado Zodíaco — que, em francês antigo e grego, significa «círculo de signos animais» —, uma vez que foi escolhido um animal para representar cada uma das constelações. No início, o mapa do Zodíaco era utilizado para a previsão de acontecimentos extraordinários ou de catástrofes, tais como uma guerra, uma cheia ou uma praga. Gradualmente, à medida que os eventos pareciam estar associados ao governante do país, o mapa do Zodíaco começou a ser elaborado para o rei do povo. Isto era levado muito a sério na China, onde a sucessão era determinada astrologicamente: à medida que cada filho ia nascendo ao imperador, o astrólogo da corte via se os indícios para a sua sucessão ao trono eram auspiciosos. A noção de um mapa pessoal alargou-se lentamente, do governante para os seus súbditos.
O mapa pessoal
Como referência visual para a sua vida, o mapa do Zodíaco é, simultaneamente, matematicamente intrincado e maravilhosamente simples. Mostra o momento exacto da história do universo na altura em que nele entrou e iniciou a sua história pessoal. O seu mapa apenas poderá ser idêntico ao de alguém que tenha nascido exactamente no mesmo momento e local. O Zodíaco ainda mostra a Terra no centro com as 12 constelações, as 12 casas e os planetas à sua volta. Os planetas Úrano, Neptuno e Plutão foram incluídos na altura da sua descoberta e são conhecidos por planetas fixos, pois movem-se tão lentamente que podem influenciar toda uma geração. A posição dos planetas em relação uns aos outros no seu mapa de nascimento é conhecida como aspecto. Os aspectos são maiores ou menores, dependendo do ângulo relativo de um em relação ao outro. Este ângulo determina o modo como eles o afetam a si.
Os signos do Zodíaco
Cada signo do Zodíaco tem as suas qualidades e é representado por um animal ou por uma personagem mitológica que simboliza a sua natureza inferior. O seu signo solar mostra a constelação que estava por detrás do Sol no momento do seu nascimento. Ainda que isto não possa dar tanta informação como a de um mapa na sua totalidade, pode ajudá-lo a compreender-se em termos astrológicos. Para obter um mapa astral, é necessário recorrer a um astrólogo ou encontrar um programa de computador adequado.
Datas dos signos solares
Carneiro: 22 de Março — 20 de Abril
Touro: 21 de Abril — 21 de Maio
Gémeos: 22 de Maio — 22 de Junho
Caranguejo: 23 de Junho —23 de Julho
Leão: 24 de Julho — 23 de Agosto
Virgem: 24 de Agosto — 23 de Setembro
Balança: 24 de Setembro — 23 de Outubro
Escorpião: 24 de Outubro — 22 de Novembro
Sagitário: 23 de Novembro — 22 de Dezembro
Capricórnio: 23 de Dezembro — 19 de Janeiro
Aquário: 20 de Janeiro — 19 de Fevereiro
Peixes: 20 de Fevereiro — 21 de Março
O Zodíaco e o Tarot
Por estar em estreita ligação com a astrologia, o lançamento do Zodíaco no Tarot é baseado nos doze signos e nas doze casas astrológicas. Ele é esclarecedor em relação a todos os aspetos de qualquer situação de vida atual. Cada posição do lançamento representa as características da casa e do signo do zodíaco em questão, à medida que percorre o horóscopo. Por exemplo, a primeira carta representa a primeira casa do zodíaco, correspondente ao signo de Áries ou Carneiro, ou à forma como encara o mundo. A segunda casa, relativa ao touro, diz respeito aos valores. A terceira casa, referente a Gémeos, está associada à comunicação. E assim por diante.
O lançamento do Zodíaco e o significado das doze Casas
1. A minha janela sobre o mundo (casa I, Carneiro)
2. Aquilo a que dou mais valor neste momento (casa II, Touro)
3. O que preciso de comunicar (Casa III, Gémeos)
4. O meu sentimento de pertença (Casa IV, caranguejo)
5. O modo como me posso sentir especial (Casa V, Leão)
6. Como ou onde posso ser útil (Casa VI, Virgem)
7. O que me faz sentir completo ( Casa VII, Balança)
8. As minhas necessidades de sexualidade (Casa VIII, Escorpião)
9. O que dá sentido à minha vida (Casa IX, Sagitário)
10. A forma como me apresento no mundo (Casa X, Capricórnio)
11. Os meus ideais atuais (Casa XI, Aquário)
12. O meu segredo (Casa XII, Peixes)
O Zodíaco é uma faixa estreita de estrelas, com cerca de 18 graus de amplitude, que circula à volta da Terra e na direção oposta à do Sol.