As religiões como o cristianismo apresentam acontecimentos de visões e visionários na história, tanto na mas antiga como na mais recente. Aliás, muitas pessoas afirmam ter tido visões, especialmente de natureza religiosa. Apesar do fantástico e do surreal aparecerem muitas vezes no simbolismo dos nossos sonhos, quando os vemos acordados tendemos a duvidar do nosso estado mental. Joana d'Arc teve desde os 13 anos visões de santos. Ouvia vozes que lhe diziam para servir o Delfim e expulsar o Inglês de França. Joana convenceu-se da sua missão divina, vestiu uma armadura branca e conduziu as tropas à tomada de Orleães. Carlos VII foi assim coroado rei de França em 1429. Joana d'Arc foi queimada em Ruão em 1431 acusada de heresia, mas acabou por ser canonizada em 1920.
A maior parte das visões religiosas envolvem a Virgem Maria. As visões religiosas mais conhecidas são as de Bernadette Soubrious, uma criança de 14 anos, em Lourdes, no ano de 1858, e as de três outras crianças perto de Fátima em 1917, em Portugal.
A febre do amor
Ao nono dia de febre, o poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321) sonhou que os anjos o conduziam à sua amada morta, Beatriz. Esta pintura, O Sonho de Dante, foi realizada por Joseph Noel-Paton (1821-1901).
O sono de uma santa
Joana d'Arc adormecida, de George William yoy (1844-1925). Joana d'Arc afirmava ter visões de santos e ouvir vozes que a convocavam para a sua missão divina. O êxito desta missão mudou o curso da história francesa.
As aparições de Fátima nas visões e visionários da história
De entre as visões e visionários na história, é de grande relevância o acontecimento das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos. Nas duas últimas visões de Fátima entre 30 000 e 70 000 pessoas viram uma estranha luz movendo-se no céu. No entanto, nunca será possível provar se se tratou de um fenómeno real ou de uma visão coletiva.
Na transição do segundo para o terceiro milénio, o Papa João Paulo II decidiu trazer público o texto da terceira parte do «segredo de Fátima».
Depois dos acontecimentos das opressões e das guerras do século XX, um dos mais conturbados na história do homem, mostraram-se assim as consequências de uma mentalidade movida pelo racionalismo.
Mas a história do homem está repleta de aparições e narrativas sobrenaturais, que influenciaram o desenrolar dos acontecimentos sociais e acompanham a trajetória dos povos no mundo. Do ponto de vista teológico, estas manifestações religiosas não podem criar atrito com o conteúdo da fé cristã, devem antes reforçar e convergir para a mensagem de Cristo.
Deste modo, segundo os crentes, É esta a linha que deve seguir a mensagem de Fátima. isto é suscitar uma atitude de compressão e penitência que conduza o coração dos crentes ao evangelho.
Não há dúvida de que as aparições de Fátima são a mensagem mais profética dos tempos modernos. Por isso, foram publicadas a segunda e a terceira parte do segredo, que mostram as visões do suplício dos pecadores e a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Mas também se referem à segunda guerra mundial e aos prejuízos que o grande país do leste causou à humanidade pelo seu estado comunista.
Na verdade, seria difícil de acreditar que em 1917 os três pastorinhos de Fátima viram, ouviram e interiorizaram a mensagem e onde Lúcia continua como testemunha sobrevivente.
A visão de Joseph Smith
Uma visão pode muitas vezes ler efeitos fortes e duradouros. Em 1823, Joseph Smith, um rapaz de 17 anos que trabalhava numa quinta americana, teve a visão de um anjo chamado Moroni que o informou de que numa colina próxima se encontravam enterradas várias placas em ouro. Miraculosamente, Joseph Smith encontrou e desenterrou as placas, traduziu as suas inscrições com a ajuda divina, e criou a igreja mormon que hoje possui cerca de seis milhões de membros no mundo.
As visões nem sempre são religiosas e são muitas as pessoas que afirmam ter recebido visitas de espíritos de amigos próximos ou familiares no momento exato em que morrem.
Nas visões e visionários da história estão as aparições de Fátima e de Lourdes, que motivam muitas peregrinações de fé e estudos em religião.