O oráculo da Tasseomancia

A tasseomancia  é um oráculo que utiliza previsões através dos padrões das folhas de chá deixadas na chávena.  O nome deriva da palavra francesa tasse, isto é, chávena, e do grego, manteiga, ou seja, profecia. Para utilizar este método é preferível usar uma chávena de chá de porcelana branca, em vez de uma caneca.  O motivo é que os padrões coloridos ou as formas decorativas da caneca tornam a leitura mais difícil.  Quanto ao chá usado, deve ser de folha larga, como por exemplo, o Earl Grey. Tendo este ponto de partida, poderá ver como utilizar o oráculo da tasseomancia.

Como realizar o oráculo

Em primeiro lugar, beba algum chá dessa chávena, para que a previsão se aplique a si.  Após a ingestão, deixe algum chá no fundo, de modo a cobrir as folhas. Depois, Segure a chávena com a mão esquerda e, enquanto pensa no problema ou questão, faça o líquido rodar três vezes no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Em seguida, vire a chávena ao contrário sobre um pires,  de forma a que o líquido saia, e espere que este escorra. Depois, endireite a chávena e análise as folhas.

Interpretação das formas

O padrão formado - se é que existe algum - é importante. Mas também é a posição das folhas. Examine também a chávena sob ângulos diferentes, fechando ligeiramente as pálpebras para que os padrões sejam mais visíveis.
Alguns livros de tasseomancia, que é um dos oráculos tradicionais utilizados por adivinhos, contém listas de centenas de formas diferentes e dos seus significados simbólicos.  Na tabela seguinte estão presentes os mais comuns.

 

Arco Um casamento feliz ou uma mudança para melhor.
Garrafa ou olho Um aviso
Pássaro Boa sorte ou boas notícias a caminho
Quarto crescente Chegada de um romance
Navio Viagem ou boas notícias vindas de além-mar
Árvore Ambições concretizadas
Triângulo Trabalhe muito e conseguirá ser bem sucedido
Ovo Fertilidade

A asa da chávena representa a pessoa que está a fazer a pergunta. por isso, Quais que é formas perto da Asa afeta-lo-ão, enquanto as formas no outro lado da chávena afetarão outras pessoas e lugares longe da sua casa. Já o fundo da chávena é uma área desfavorável, e as formas que aqui se encontrarem trarão infelicidade.

Variantes do oráculo da Tasseomancia

Utilizando este oráculo, é possível proceder da mesma forma com restos de café, embora a finura deste grão torna leitura ainda mais incerta. Por outro lado, alguns países europeus possuem a velha tradição de estudar as formas assumidas pelos pingos de cera ou chumbo derretidos e deitados em água fria. Isto acontece especialmente na noite de ano novo. O objetivo é obter Previsões para o ano que irá começar.
Também há um século atrás era costume, entre as crianças, escrever um desejo num pedacinho de papel e atirá-lo ao fogo da grelha. Se o papel se queimasse, o desejo não seria concedido.  Mas se ele fosse apanhado pelo ar quente e levado pela chaminé acima, significava que havia sorte e possibilidade de o desejo se realizar. Apesar de tudo, esta técnica ainda é praticada de vez em quando.
Outra versão deste método de adivinhação consiste em várias pessoas marcarem uma pedra e colocarem-na na lareira. Na manhã seguinte, as pedras são recuperadas examinadas. Se a pedra estiver intacta significa sorte.  Este era um ritual próprio de halloween em alguns lugares.

 

O oráculo da tasseomancia é um meio de adivinhação que analisa as folhas de chá e as formas do líquido na chávena para fazer previsões.