Como interpretar os sonhos

 


 

Todas as pessoas sonham todas as noites, embora de manhã raramente se lembrem do que sonham. Por isso, quem diz que nunca sonha, está enganado: os estudos demonstram que cerca de metade do tempo do nosso sono é ocupado com sonhos. Por isso, é sempre útil saber como interpretar os sonhos. Frequentemente eles passam mensagens importantes do inconsciente.

Sonhar é necessário para o funcionamento normal do cérebro, e tem sido aventado que dormimos para podermos sonhar e que alguns sonhos podem conter informação exata quanto ao futuro. Porém, em primeiro lugar são necessárias algumas palavras em relação aos sonhos não proféticos. É evidente, a partir dos sonhos que nos lembramos, que alguns - talvez a maioria - são versões de acontecimentos que já se deram. Poderão aparecer pessoas e lugares que nos são familiares; ou, o ponto de partida de um sonho pode ser também um programa de televisão visto recentemente ou um romance acabado de ler.

Como intepretar os sonhos

 

Existe a teoria de que esses sonhos arquivam os eventos do dia na memória. Por outro lado, os problemas de saúde podem provocar sonhos muito intensos, mesmo que a situação não passe de uma indigestão. Mas acontecimentos reais abrem caminho nos sonhos: se sentir frio na cama poderá sonhar com neve e icebergs, e se ouvir a campainha da porta é capaz de sonhar que está a abri-la.

Mas existe uma grande percentagem de sonhos que não é facilmente explicada nestes termos, daí que seja importante atender à interpretação e simbolismo dos sonhos. Esses sonhos poderão ter previsões de acontecimentos futuros. A oniromancia, isto é, a adivinhação por meio de sonhos, é uma arte muito antiga. É descrita na Epopeia de Guilgamesh, uma antiga lenda da Mesopotâmia que pode ter tido origem em 2500 a.C.. Também a bíblia faz muitas referências a sonhos proféticos, das quais os mais conhecidos são os sonhos interpretados por José no livro do Génesis (cap. 40-41). A história da interpretação dos sonhos está cheia de exemplos de como este período onírico pode dar apresentar a realidade futura.

A crença no poder profético dos sonhos é abrangente, sendo encontrada em quase todas as culturas. Os antigos romanos e gregos faziam regularmente o registo e a interpretação dos sonhos. O escrito grego Artemidoro escreveu o primeiro livro conhecido acerca do assunto por volta de 140 d.C.. Este livro atribuía um simbolismo bastante simplista às imagens oníricas, que veio a prevalecer até ao século XIX.

O que os sonhos podem revelar

Os sonhos podem revelar o que desejamos e talvez até o que necessitamos. Por vezes assinalam as nossas inseguranças e desequilíbrios ou os problemas da nossa vida que devemos enfrentar e resolver.

A sabedoria dos sonhos

Alguns sonhos respeitam aos desejos que gostaríamos de ver realizados; mas é possível sonhar sobre aquilo que não se deseja ou de que se tem medo. 0 que desejamos não é necessariamente aquilo de que de facto necessitamos — o inconsciente pode sublinhar algo que nos interessa fazer, mas que não corresponde exatamente ao que desejaríamos fazer. Por exemplo, pode acontecer que tenhamos uma divergência em relação a uma certa pessoa, mas os nossos sonhos indicarem-nos que a reconciliação com essa pessoa nos seria mais útil. Preste atenção: os sonhos são muitas vezes mais sábios do que o seu consciente.

O significado dos sonhos

 

Sonhos que revelam insegurança

Todos temos razões para nos sentirmos inseguros e é natural tentarmos compensar e esconder essa insegurança. No entanto, os nossos sonhos continuarão a revelar a nossa insegurança. Muitos sonhos referem-se com efeito à sexualidade, que se encontra na base da insegurança de muitas pessoas. Por exemplo, no caso de um homem, um sonho acerca de um lápis partido ou de uma chaminé demolida pode indicar um receio de impotência.

Os sonhos recorrentes tendem a ocorrer porque dizem respeito a receios e inseguranças muito profundos. Se tem estes sonhos convém examiná-los cuidadosamente. Procure descobrir o que o sonho significa e o que poderá fazer a fim de tentar resolver a situação retratada no sonho.
Habitue-se a escrever de imediato aquilo que sonhou quando acorda. Tome nota das suas sensações e impressões, e ainda de quaisquer cores, números ou nomes que tenham surgido no sonho. Tudo isto pode ser muito importante para a interpretação dos seus sonhos.

Sonhar com queda

 

Saber como interpretar os sonhos

Sonhar com queda

Sonhar com queda significa que normalmente se está preocupado com qualquer coisa e que tem dúvidas acerca do sucesso de determinado projeto. Assim, não deve interpretar a queda de forma muito litoral; provavelmente é uma metáfora da sua ansiedade relativamente a um pequeno problema. Este tipo de imagens é frequentemente exagerado nos sonhos.

Os sonhos em que se cai revelam insegurança. Podem também indicar que se está a ficar apaixonado ou a cair em tentação. No seu caso concreto, significará que está a perder uma situação de bem--estar, que tem um problema espiritual ou que está a perder uma posição de poder? Tente recordar-se de onde está a cair, e onde e como cai.

Sonhar com nudez

Sonhar com  nudez  ou outra forma de exibicionismo representa timidez e medo do ridículo, os quais são compensados pelo nosso consciente no sonho. Por isso, pode indicar que tem qualquer coisa a esconder.

Sonhar com água

Segundo Freud, a água representa o líquido amniótico à volta do feto, e,  por isso, Indica também o desejo de regressar ao ventre materno.  Mas hoje, porém, a imagem da água é vista como uma metáfora das emoções. sonhar com água sob qualquer forma pode ter a ver com problemas escondidos que se avizinham. Se a água estiver turva serão dificuldades graves, mas se estiver límpida, indica transformações emocionais ou até melhorias.

Sonhar com chávena ou gruta

De acordo com Freud, uma chávena ou uma gruta representam o ventre feminino, mas o mais provável é que sejam símbolos de cura, da aproximação da maturidade, ou até mesmo da personalidade. Sonhar com uma chávena ou outro recipiente cheios podem ser vistos como sinais de satisfação emocional.  Mas se a chávena estiver a transbordar pode indicar que está a ser arrastado pelas emoções e poderá ter que tomar algumas precauções.

Sonhar com comida

Nos sonhos, a comida tendo a representar alimento emocional ou espiritual. A comida que parece apetitosa mas o gosto é dececionante poderá ser um aviso para que não se dê rédea solta aos desejos sexuais. Se a comida estiver muito temperada sugere evento que está com medo de ter mais do que aquilo que pediu, seja qual for o contexto.

Sonhar com perseguição ou ameaça

Sonhar que está a ser perseguido ou ameaçado, mas não conseguir mover-se, era, para Freud, a representação da paralisia associada a um prazer. Todavia, hoje pensa-se que é um sonho de insegurança, implicando que algo importante para si é ao mesmo tempo desejado e temido.

Sonhar com estrada ou caminho

Uma estrada ou caminho representa o progresso ao longo da vida em geral ou em relação a um projeto atual. Se a percorre com confiança, parecendo seguro do seu destino, é sinal de que sente segurança. Se, no sonho, o destino for incerto, significa incerteza relativamente à sua atitude perante a vida. Um destino errado ou modificado denota preocupação quanto ao rumo da sua vida.

Sonhar que está a voar

Sonhar que está a voar sugere sucessos vindouros; você está simbolicamente a sobrevoar os problemas e a controlar os acontecimentos que o perturbam. Mas, em alternativa, este sono pode simbolizar o processo de crescimento e a expansão de horizontes. Se o voo terminar numa queda, pode significar insegurança e a possibilidade de uma discussão com um amigo.

Sonhar com obstáculos

Quando no sonho existem vários tipos de obstáculos, eles indicam que a sua falta de confiança e as inibições o estão a impedir de fazer algo que quer realizar e, portanto, de concretizar os seus sonhos. Contudo, estes obstáculos podem igualmente representar um conflito entre o que quer concretizar e aquilo que considera moralmente correto fazer.

Sonhar com corredores

Os corredores de hotéis ou de comboios, sendo neutralmente uniformes e impessoais, significam organização. Assim, você tem medo de perder a sua identidade e está, ou estará, preocupado com a influência que determinada grande organização tem ou terá sobre si.

Sonhar com casamento

Nos sonhos, os casamentos eram habitualmente tidos como um pronúncio de casamento na família. Mas, hoje em dia, eles são interpretados em termos mais gerais como uma possível aliança, provavelmente em negócios. Quanto às restantes pessoas presentes no sonho, elas poderão dar pistas quanto à área da sua vida que está a ser representada.

Como analisar os seus sonhos

Se quiser analisar os seus sonhos, comece pelo hábito de os registar. Por isso, mantenha um bloco de notas e um lápis perto da cama, e assegure-se de que escreve todos os pormenores de todos os sonhos de que se lembra assim que acorda. Anote os registos e elimine tudo o que tenha a ver explicitamente com acontecimentos reais ou imagens ficcionais recentemente experimentados. Em seguida, analise o restantes elementos dos sonhos a fim de encontrar previsões.

Simbologia nos sonhos

Muitas serpentes são venenosas mas, apesar disso, a serpente é usada como símbolo da medicina. Representa a sabedoria, mas também a tentação — como no episódio de Adão e Eva no Paraíso. Pode também representar a sexualidade. Mas, por exemplo, uma serpente com a cauda na boca é o símbolo da eternidade e da reencarnação.

Saber como interpretar os sonhos é importante para compreender as mensagens do inconsciente durante este período de sono.